nenufar.jpeg

Feng Shui é uma arte chinesa, com mais de três mil anos, que traduzida significa: vento e água.

Esta arte estuda a influência do espaço no nosso bem estar.

O QUE É O FENG SHUI?

paleta cor.jpg

O Feng Shui permite-lhe tomar decisões com mais consciência. Tem como objetivo ajudá-la (o) a alcançar o equilíbrio e o bem estar dos espaços onde passa a maior parte do seu tempo. Como por exemplo o quarto, o escritório, ou a cozinha.

Para utilizar a arte do Feng Shui na sua decoração, é interessante começar por identificar quais os objetos que interferem com a energia dos ambientes.

Os objetos transportam emoções, as emoções que nós lhe atribuímos no dia em que decidimos adquiri-lo ou por quem nos foi oferecido ou até de quem o herdamos. Todas essas emoções, negativas ou positivas, desempenham um papel em nós e reflectem-se na nossa casa e no nosso bem estar.

Esta arte é ainda adepta do minimalismo, que prima por não acumular objetos só porque sim. Excesso de objetos retêm a energia e bloqueiam a fluidez dessa mesma energia.

Estes bloqueios irão refletir-se na vida de quem habita nesse espaço (positiva ou negativamente).

COMO USAR O FENG SHUI NA DECORAÇÃO?

branco.jpg

Há outros elementos que também influenciam a harmonia do quarto. Tendo em mente que cada ambiente tem um propósito, Feng Shui acrescenta que também cada ambiente tem um móvel que o representa. No caso do quarto, é a cama.

No quarto, a sua cama deverá estar na posição de destaque. Ou seja, no centro. 

Nunca deve estar de costas nem de frente para a porta.      No entanto, deve ser possível ver a porta quando está na cama.

A cama deve ter cabeceira e não pode ficar por baixo da janela, caso contrário irá gerar insegurança. Evitar a utilização de objetos pesados por cima da cama, como nichos ou prateleiras, podendo causar ansiedade no subconsciente.

No quarto deve ainda evitar os espelhos, uma vez que estes retêm e refletem as energias positivas e negativas de tudo o que acontece nesse espaço, ali permanecendo e podendo causar insónias.

 

Se gosta de espelhos, opte por colocá-los noutras áreas da casa.

Dê preferência às cores mais claras, uma vez que são as mais recomendadas para os quartos. Caso seja um quarto de casal e pretende estimular o romantismo, as cores mais indicadas são o lilás e o rosa. Selecione tecidos leves em materias orgânicos, abra as janelas para arejar o espaço e deixar entrar a luz.

Caso seja uma suíte, deve deixar sempre a tampa da sanita e a porta da casa de banho fechadas.

FENG SHUI NO QUARTO

red-white-stipes-wall-paint-idea.jpg

Os móveis devem estar distribuídos e organizados de forma a tornar o espaço acolhedor, bem como permitir que todos se vejam e possam comunicar.

 

As indicações de Feng Shui para a sala são deixar os sofás e poltronas de frente para a porta de entrada e, se possível, em U ou L. Nessa disposição, as pessoas que entrarem no ambiente vão sentir-se bem recepcionadas.

Evitar colocar o sofá com as costas para a porta.

Ter atenção aos tamanhos das mesas de centro e jantar em proporção ao sofá e ao tamanho da sala. Outros elementos, como puffs, cortinas, almofadas, mantas e tapetes, tornam o ambiente mais acolhedor e são bem-vindos na arte de Feng Shui.

 

Tenha uma planta grande perto de portas exteriores.

Em dias de festa os arranjos de flores com ervas são ótimos para sua proteção.

 

A sua casa é uma extensão de si, por isso mime-a e dê-lhe a atenção que merece! Acima de tudo sinta a sua casa!

Se precisar de ajuda, venha ter connosco, teremos imenso prazer em recebê-la/o.

FENG SHUI NA SALA