As cores no Feng Shui são vistas principalmente de acordo com as influências energéticas que têm. Os efeitos das cores podem variar de pessoa para pessoa, mas ainda assim é possível analisá-las e até mesmo indicar em que ambientes serão melhor otimizadas.

O vermelho representa o elemento fogo, reflete energia, paixão, vitalidade, o que o torna uma péssima opção para os quartos. Se gosta de vermelho, utilize-o nos detalhes

vermelho

O verde representa o elemento madeira e está associado à renovação de energias e a novos ciclos. Esta é uma ótima cor para quartos, principalmente os infantis.

verde

O roxo está muito ligado à espiritualidade e à meditação que por ser a mistura do azul com o rosa, está ligado ao equilíbrio entre amor e sabedoria, razão e emoção.

roxo

O cinzento, representa o elemento metal. Corresponde ao equilíbrio dos opostos: o preto e o branco.

É recomendado para ambientes interiores, nomeadamente se misturado com detalhes mais coloridos.

cinzento

O branco representa o elemento ar, que transmite paz, limpeza, pureza e está ligado à espiritualidade. Esta cor é recomendada para a cozinha, a área de serviço e lavabos. No entanto, salientamos que ambientes totalmente brancos podem causar ansiedade.

branco

O amarelo representa o elemento terra e está ligado à estabilidade, ao poder, à riqueza. Por estimular a concentração, a sabedoria e a vivacidade, é uma boa cor para escritórios e salas de estudo.

amarelo

O azul é uma cor recomendada para os quartos, pois está relacionado com a tranquilidade e a harmonia.

O azul escuro está ligado à sabedoria e intuição;

O azul claro está ligado à paz e espiritualidade;

O azul esverdeado está ligado à juventude e ao desenvolvimento. Esta cor pode também ser utilizada em salas, bibliotecas, sala de estudo e espaços de meditação.

azul

O rosa simboliza amor, romance e, como é resultado do vermelho com o branco, corresponde à união do material com o espiritual, da terra com o céu. Ele é uma boa alternativa para halls de entrada, quartos e salas de estudo.

rosa

O preto representa o elemento água. Esta é uma das cores que pode ser bem aproveitada em ambientes ligados ao trabalho e aos estudos, como bibliotecas, salas de estudo e escritório, pois está ligado à sabedoria e à intelectualidade. Mas, à semelhança do branco, deve ser coordenado com outras cores, pois, em excesso, pode causar sensações menos boas.

preto