top of page

"arrume a sua casa, arrume a sua vida."
  Marie Kondo

se acha que é uma missão impossível, garatimos-lhe que não é!

 

sugerimos a utilização da ferramenta WasteApp para saber o local correcto para as suas tralhas!

destralhar.jpeg

destralhar é possível, aqui ficam algumas dicas!

1. Pensar: “Isto traz-me alegria?”

A primeira dica da especialista japonesa Marie Kondo é pegar em todas as coisas que tenham num determinado armário, gaveta ou prateleira e perguntarem-se “se vos traz alegria”,  se vos é realmente útil. Se a resposta for negativa, é muito simples, coloquem-nas num saco para doar a pessoas a quem essas peças possa trazer felicidade.

2. Categorizar

Quando começamos a arrumar, o nosso primeiro instinto é começar numa divisão (cozinha, quarto, sala, etc) e ir “dando a volta” à casa. Segundo Marie Kondo, a técnica não deve ser essa mas sim irem por categorias. Ou seja, em vez de pensarem por divisão, categorizem os vossos items: livros, documentos, roupa, toalhas, utensílios, etc.

1. Uma “casa” para cada categoria

Segundo Marie Kondo, o método do empilhamento não resulta. É necessário encontrar uma “casa” para cada categoria. Isto significa que precisam de caixas, muitas. E frascos. A ideia é que seja tão simples guardá-los como ir buscá-los mais tarde. 

Depois de ultrapassarem estas três primeiras fases com sucesso, está na hora de reaprender como dobrar roupa. O segredo para seguir o método de Marie Kondo é simples: não desistir! Já o truque é perceber que todo o tipo de roupa pode traduzir-se num retângulo com costuras e que pode e deve ser dobrado na forma de um retângulo – calças, camisolas, cuecas e boxers, meias e panos. Ao optarem por dobrar desta forma, ficarão surpreendidos com o espaço que conseguirão poupar no vosso armário pois aproveitarão bem melhor a altura dos vossos armários e gavetas. Além disso, toda a vossa roupa ficará visível, algo que não acontece com o método tradicional. 

bottom of page